Como saber se meu filho é hiperativo?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

É comum os pais terem a seguinte dúvida: como saber se meu filho é hiperativo? Porém, o diagnóstico não é tão simples como parece e, por isso, é preciso que as famílias fiquem atentas aos sinais.

| + Encontre bolsas de estudo de até 80% na sua cidade

A hiperatividade se manifesta através da agitação excessiva em crianças, caracterizadas por sua inquietação, constante movimentação e expressividade verbal. Infelizmente, nem sempre esse comportamento é levado a sério, sendo muitas vezes interpretado como indisciplina, traços de personalidade ou simples "coisa de criança" pelas famílias.

No entanto, é crucial reconhecer que esses sinais podem indicar um problema mais significativo, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Estima-se que esse distúrbio afete de 3% a 5% da população infantil, conforme a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA).

Leia também:  + O que é o TDAH infantil

Continue a leitura para saber mais sobre a hiperatividade e como saber se seu filho é hiperativo.

O que é hiperatividade?

A hiperatividade, em sua essência, é um distúrbio de neurodesenvolvimento que emerge na infância. Portanto, esse termo abrange transtornos que impactam não apenas a aquisição e retenção de conhecimento, mas também a aplicação desse conhecimento.

Essa condição neurológica afeta a região do cérebro responsável pelo desenvolvimento, resultando em disfunções que abrangem áreas cruciais como atenção, percepção, aprendizagem e interação social.

Quais são os sinais da hiperatividade em crianças?

Na prática, os sinais de hiperatividade incluem inquietação, movimentação constante de mãos e pés, e impaciência. Além disso, pode-se observar dificuldades na socialização, controle de comportamento e absorção do aprendizado.

Os sintomas podem variar em intensidade, sendo alguns leves e outros demandando suporte mais substancial para o tratamento. Portanto, é preciso que mais pais se questionem “como saber se meu filho é hiperativo”, pois esse distúrbio pode atrapalhar o desenvolvimento infantil, principalmente em fases cruciais da vida.

Sendo assim, é importante observar atentamente e, em caso de preocupação, buscar a orientação de profissionais especializados. Aqui estão mais alguns sinais comuns da hiperatividade:

1) Inquietação constante:

Crianças hiperativas tendem a estar sempre em movimento, seja balançando as pernas, mexendo as mãos ou incapazes de ficar paradas por muito tempo. Portanto, esteja atento a esse sinal.

2) Dificuldade em manter a atenção:

A atenção do seu filho se dispersa rapidamente? Ele tem dificuldade em se concentrar em uma tarefa por um período prolongado? Esses são uns dos sinais comuns da hiperatividade infantil.

3) Impulsividade:

Agir sem pensar nas consequências é um dos sintomas mais comuns. Além disso, tomar decisões precipitadas e interromper os outros durante as atividades são comportamentos frequentes.

4) Fala excessiva:

Crianças hiperativas podem falar incansavelmente e ter dificuldade em esperar sua vez para falar. É muito comum que as famílias sejam chamadas na escola porque os filhos não param de conversar na sala de aula.